Planejamento estratégico é a chave para a profissionalização de uma empresa

10/11/2014
Planejamento estratégico é a chave para a profissionalização de uma empresa | JValério
Não existe fórmula milagrosa para o sucesso de uma empresa a não ser muito trabalho aliado com planejamento estratégico. Sem essa “arma”, uma pequena dificuldade no cotidiano pode ser um tormento grande no futuro. Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, aponta quais são estes impactos gerados com a implementação do planejamento estratégico: “É uma poderosa ferramenta para nortear o crescimento de uma organização. É neste planejamento que estão alocadas todas as análises de oportunidades que foram identificadas para o crescimento da empresa. Serve também para saber como ela está, ou estará, se preparando para estas conquista e, evidentemente, para saber quais são os riscos envolvidos”. Boa liderança garante eficácia e eficiência A concepção e a implementação deste planejamento é de responsabilidade da alta gerência da empresa (seus diretores e gerentes), assim como a disseminação e todo o controle. Eduardo Valério entende que o sucesso na implantação está diretamente conectado com três pilares: - comunicação; - motivação e - engajamento. Para o sucesso de um planejamento estratégico, Eduardo Valério afirma que tudo deve ser desenvolvido para promover o crescimento da empresa, potencializando os aspectos positivos da sua gestão através da otimização e da melhoria dos principais processos. O especialista é enfático ao afirmar que criar todo este processo e negligenciá-la ao longo do tempo é um erro fatal. Um exemplo de planejamento Michelle Martins Pinto, gestora de marketing da Magnetron, é um caso de como o planejamento estratégico rende frutos positivos. De acordo com Michele, a empresa passou por um período de adaptação de gestão: “Eram novos tempos, novos rumos, novos desafios, maior nível de profissionalização e com o marketing não foi diferente". O grande movimento do mercado, com novos players, um ritmo acelerado de crescimento e a adoção da ‘atitude de líder’ não era apenas um discurso no vazio, mas uma necessidade: "para encontrar o rumo diante destes novos desafios, contamos com uma equipe muito competente e dentre as medidas adotadas pela nova gestão estava a busca de uma parceria com um olhar fresco e provocador, vindo do mercado, por executivos que passavam por outras empresas e que podiam ver o nosso negócio com mais distanciamento, encontramos a JValério” . E este sucesso rendeu o prêmio Top de Marketing 2014 de indústria (com o case Guiados Pelo Desafio) para a Magnetron. Como comparativo, se fizermos um benchmark rápido analisando engajamento podemos citar o maior veículo especializado de comunicação do segmento (Revista Duas Rodas com 66.900 likes no Facebook) e a referência de share-of-mind em motocicletas (Harley Davidson do Brasil com 263.000 likes), enquanto que a Magnetron chegou em 281.000 likes.
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