Empresas buscam estratégias para minimizar a produção de resíduos

11/05/2016
Empresas buscam estratégias para minimizar a produção de resíduos | JValério
Na sociedade atual, com os níveis crescentes de consumo, os bens materiais são gerados seguindo uma linha de produção. Essa linha de produção varia de acordo com a indústria e produto final, mas todas possuem um fator em comum: a geração de resíduos como consequência das atividades do processo gerador deste produto. E, por questões ambientais, sociais e econômicas, as empresas buscam cada vez mais a minimização dos resíduos gerados. 
No Brasil, foi criado em 1995 o Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS. A sua missão era contribuir para o desenvolvimento sustentável, com ênfase em Produção mais Limpa (P+L), sendo esta uma forma de produção que propõe economia junto com qualidade de vida, diminuindo a utilização de recursos e a poluição.  Seu objetivo é utilizar critérios técnicos e valores humanos para tornar processos mais adequados ao meio ambiente, como uma forma de reduzir ou eliminar resíduos e prevenir a poluição. Existem três principais estratégias para a minimização dos resíduos:

• Redução na fonte:

Busca de alternativas ambientais que visem a reduzir a produção de resíduos nas fontes geradoras, por meio do uso de matérias-primas menos impactantes e tecnologias limpas. Pode ocorrer também utilizando-se de técnicas de housekeeping (conservação da casa), que consiste no uso cuidadoso de matérias-primas, equipamentos que permitam reduzir os desperdícios e/ou elaboração de manuseio para materiais e recipientes.

• Reaproveitamento interno:

Trabalha o reaproveitamento interno de materiais, visando ao aumento da vida útil dos mesmos.

• Reciclagem externa:

Acontece com o reuso realizado externamente à empresa, ou seja, não se insere no processo produtivo.
Um estudo de caso interessante, no qual o reaproveitamento interno foi aplicado, é a fábrica Roo Hsing - uma empresa privada de fabricação de vestuário, localizada em Phnom Pehn, Camboja. A fábrica começou a reciclar águas residuais para usar em processos envolvendo gases de combustão. Essa solução diminuiu tanto o uso de água, quanto o descarte de águas residuais.
Um exemplo da reciclagem externa é a realização da coleta seletiva de metais na Serralheria Montanheza, microempresa do setor metalúrgico localizada em Belo Horizonte, para separar os diferentes tipos de sucata gerados no processo de produção, viabilizando a reciclagem externa. As sucatas segregadas são entregues na Bolsa de Resíduos da FIEMG. Essa iniciativa gera novas oportunidades de negócios com o que antes era considerado resíduo e permite a preservação do meio ambiente, pois diminui a extração de matéria-prima, neste caso: minério de ferro e carvão. Além disso, pode propiciar benefícios econômicos pois, com a segregação dos resíduos inertes, há a possibilidade de um ganho financeiro com o valor de mercado coerente com a qualidade dos resíduos segregados.
Dessa forma, conclui-se que, ao minimizar ou prevenir a geração de resíduos, as empresas reduzem custos de tratamento e eliminação dos mesmos. Além disso, a eficiência dos processos é melhorada, resultando em maior controle de qualidade e colaboração com a proteção ao meio ambiente. Fonte: FDC
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER