“Excelência é o caminho para fora da crise”, aponta especialista da Fundação Dom Cabral

10/03/2017
“Excelência é o caminho para fora da crise”, aponta especialista da Fundação Dom Cabral | JValério
"A excelência não pode ser apenas uma frase feita, um clichê para colocar na parede da empresa. O compromisso com o produto e o cliente deve ser uma preocupação diária." O professor Francisco Teixeira, especialista em História Contemporânea e professor convidado da Fundação Dom Cabral, esteve na JValério na noite da última quinta-feira, ministrando a palestra “Ambientes atuais e cenários futuros”.
Teixeira analisou os recentes acontecimentos internacionais, como a eleição de Donald Trump, a crise mundial, a fragmentação da União Europeia e as tensões na Coreia do Norte, apontando decorrências possíveis para a economia do Brasil e o futuro das empresas. "A gente tem a impressão que a História sempre anda rumo ao progresso. Mas estamos hoje em um momento muito complicado. É difícil fazer qualquer estimativa para o futuro", disse.
Para o Brasil, mesmo uma ocorrência aparentemente distante, como a tensão entre as Coreias, pode ter consequências graves. "Um ataque a mísseis a Seul, que está a apenas 60 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte, traria um resultado catastrófico para a economia mundial e do Brasil. A capital da Coreia do Sul é um grande centro tecnológico, financeiro e bancário do mundo", relacionou.

Saídas para a crise

Nesta semana o governo anunciou que o PIB brasileiro foi de -3,6% em 2016. Francisco Teixeira comentou que a saída para a crise ainda está distante. "Só poderemos dizer que saímos da crise quando o país crescer no mesmo nível de antes da crise durante três trimestres seguidos."
O melhor caminho, apontou ele, é a realização de uma reforma fiscal e investimentos em infraestrutura. "Está se falando muito em reforma previdenciária, mas a reforma que pode de fato acelerar a recuperação é a a fiscal. Ela permitirá um destravamento em escala que proporcionará o aumento de vagas de emprego. Além disso, obras de infraestrutura são essenciais para o Brasil ser competitivo em commodities quando a demanda voltar a crescer", salientou.
Para isso, o professor ressalta que a atualização profissional é o caminho a ser buscado. "O mercado americano vem muito agressivo, possivelmente em expansão. E a gente vai ter que ser muito competitivo e preparar as nossas empresas e os nossos trabalhadores. Exige aperfeiçoamento. A gente vai ter que jogar agora com capacitação mesmo, ações de curto prazo", disse.
Durante o evento, a JValério apresentou o programa de Especialização em Gestão de Negócios. O programa tem como objetivo a ampliação das competências em gestão, facilitada pela atuação de professores com experiência acadêmica e empresarial, além da experiência trazida pelos próprios participantes.
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER